Exploding Box


Oi gente, muitas pessoas vem me pedindo pra ensinar a fazer uma Exploding Box e eu fiz uma pra mostrar o passo a passo aqui! Quer ver?


Eu estava com pouco papel então fiz uma caixinha pequena de 5cm. Neste caso comecei com um quadrado de 15cm. Para fazer a tampa usei um quadrado de 9cm. Se você quiser fazer caixas maiores a dica que te dou é que vá aumentando proporcionalmente o tamanho. Se quiser fazer uma caixa de 6cm comece um quadrado de 18cm. Se for fazer uma caixa de 7cm comece com um quadrado de 21cm e daí por diante. Independente do tamanho você irá precisar dividir o papel da seguinte forma para fazer a caixa:


E quanto a tampa fica desta forma:


Ou seja, se sua caixa vai medir 5cm como a minha, o quadrado do meio precisa ter 5cm. As bordas podem ter sempre 2 cm independente do tamanho da caixa. Estas abinhas vão servir para você colar as bordas por isso não pode ignorá-las senão sua tampa não vai fechar. Então da uma olhadinha em como foi ficando a minha caixinha:




Conseguiram compreender? A parte da caixa já está pronta, a tampa falta colar, como você pode ver nas imagens abaixo:


A caixa em sí já esta pronta, agora você precisa fazer a surpresinha de dentro que precisa ficar saltada pra dar um efeito legal, então vamos fazer um suporte. Pra fazer isto cortei duas tiras de papel num tamanho aproximado ao da caixa (não pode ser do mesmo tamanho que a caixa senão o elemento que vai ficar em cima do suporte vai ser amassado pela tampa). Fiz algumas dobras nas pontas das tiras pra elas ficarem algo semelhante a um pedestal.


Na imagem abaixo você irá entender melhor:


Agora vamos fazer o elemento que ficará saltado. Ainda no clima do dia dos namorados, vou colocar um coração com técnicas de quilling. Eu escolhi fazer o coração preto e branco pra combinar com o restante da caixa. Depois de recortar o coração usei uma tirinha de papel pra quilling branco e cola pra fazer o contorno do coração.


Para preencher o coração fiz vários rolinhos com as mesmas tirinhas que usei no contorno. Lembrando que você não precisa ter uma ferramente especifica para fazer isto, pode fazer os rolinhos na mão. Daí é só ir fazendo os rolinho e ir colando no interior do coração conforme ficam prontos. Outra dica: não passe cola em todo o fundo do coração para colocar os rolinhos em cima porque deste jeito eles tendem a abrir e não ficam tão bonitos. Vá colando eles pelas bordinhas.


Depois de colar todos fica assim:


Coloquei uns rolinhos do lado de fora também pra dar um charme =D
Agora você só precisa colar este coração na base:


Sua Exploding Box está pronta e o resultado é este:


A ideia é que a caixa se abra sozinha ao tirar a tampa. Eu usei papel de scrapbook para fazer a caixinha e ele é um pouquinho duro o que pode fazer com que ela não se abra sozinha. Mas antes de presentear a pessoa você pode abri-la e dobrar os lados para baixo pra forçá-la a se abrir quando a pessoa tirar a tampa.

Você não precisa usar técnicas de quilling pra sua caixinha ficar bonita. Você pode fazer uma sobreposição de corações como estas que eu fiz:


Ou ainda, você pode colocar elementos nas paredes da caixa como nesta outra:


Você ainda pode:
- Escrever nas paredes da caixa se ela for branca por dentro, ou se você colar papeis brancos na parte de dentro (caso seja estampada).
- Colocar outras formas em vez de coração, como uma estrela, uma foto, um bolo...

Eu espero que tenham gostado gente!
Um beijão! Até mais!

Um comentário

  1. adorei a ideia! estou fazendo um com essa técnica do quilling que você mostrou(já fiz o coração), nunca tinha visto essa técnica antes, suas caixas ficaram lindas!

    ResponderExcluir