Escrevendo e Publicando um Livro: Minha experiência e dicas!

Escrevendo e publicando um livro

Há alguns anos, a parte mais difícil de colocar um livro a venda era o processo de publicação. Você escrevia a história, mandava o original para várias editoras, recebia várias respostas negativas ou pior: não recebia resposta alguma. Uma publicação independente exigia um enorme investimento e não havia nenhuma garantia de recuperar este valor já que a divulgação e as vendas dependeriam unica e exclusivamente dos esforços do autor.

Hoje, creio que a parte mais difícil seja escrever a história, visto que graças a internet, publicar um livro se tornou algo muito fácil!
Continue lendo o post para saber como está sendo o processo de publicação do meu livro e ler as dicas que tenho para dar!

Processo Criativo: Escrevendo o livro!

Escrevendo um livro

Como eu disse anteriormente, creio que hoje em dia publicar se tornou tão fácil que a parte mais difícil seja escrever! 
Eu tenho muitas ideias mirabolantes que poderiam virar livros, mas infelizmente passar essas ideias para o papel não é tão fácil assim. Tanto que até hoje só consegui concluir um livro. Escrevi quando tinha 18 anos e levei 4 meses para finalizar. Pouco tempo, mas vamos levar em consideração que o livro tem menos de 200 páginas, portanto é um livro pequeno. 

Tenho inveja de autores que conseguem escrever 3, 5, 7 livros com suas 300 e poucas páginas cada um, pois eu infelizmente ainda não tenho esta habilidade. Como não gosto de "encher linguiça" meus textos acabam ficando bastante objetivos (ainda não sei se isso é bom ou ruim). Mas enfim, se vai começar a escrever seu livro, pense na qualidade em vez de quantidade! Se vai escrever uma saga enorme e acha que consegue envolver o leitor do começo ao fim, siga em frente, mas se não, opte pela objetividade! Um dos melhores livros que já li tem apenas 277 páginas, não tem continuação e é um clássico. Chama-se 1984.

Registrar é Preciso!

Como registrar um livro

Meu livro ficou 5 anos "engavetado". Eu sempre tinha desculpas quanto a dar andamento no processo. Desculpas verdadeiras, mas ainda assim desculpas: "Preciso revisar, ainda não está bom." "Não tenho dinheiro pra registrar." "Tenho dinheiro para registrar, mas ainda não tive tempo para revisar". Foi então que este ano, todas essas desculpas caíram por terra quando eu procurava algo para ler e descobri o livro Não Pare, de FML Pepper. A sinopse era interessante então resolvi pesquisar mais a respeito e descobri que Pepper é uma dentista brasileiríssima que publicou seu livro na Amazon de forma independente, o e-book virou Best Seller e ela fora convidada pela editora Valentina para publicar o livro impresso. Quando descobri isso o livro impresso nem estava pronto ainda. Quando comprei, no mesmo mês do lançamento, veio até autografado!

Ou seja, a história dela me deu motivação pra deixar todas as desculpas de lado e correr atrás também! Decidi que registraria do jeito que estava e se fizesse alguma alteração depois, faria uma averbação no processo, mas eu precisava me mexer! Sentei na frente do notebook, localizei o arquivo empoeirado, reli a história fazendo pequenas alterações onde achava muito necessário, imprimi, coloquei tudo num envelope e enviei o original com minha documentação para a Biblioteca Nacional (Lembrando que registrar seu texto antes de publicá-lo é de EXTREMA importância. Informações detalhadas sobre registro aqui!). Como eu já havia registrado uma peça de teatro, sabia que o processo de registro na BN era um tanto demorado, portanto resolvi registrar também no site Avctoris onde o registro sai na hora para que eu pudesse dar andamento na publicação. 

Publicação Indie: O Caminho das Pedras

Publicação de livro independente

O primeiro lugar onde decidi publicar foi na Amazon. A vantagem do E-book é que é possível oferecê-lo a um preço bastante acessível, além da Amazon ser um site conhecido e respeitado no mundo todo, o que passa segurança para os leitores. O processo é fácil e o melhor: rápido. O site diz que pode levar até 48 horas para seu livro estar disponível, mas em menos de 12 o meu já estava publicado. 
Além da Amazon tem outros lugares onde você irá poder disponibilizar seu E-book como o Kobo Books e o projeto Publique-se da Saraiva. No entanto se você decidir publicar exclusivamente pela Amazon poderá ter uma parcela maior de direitos autorais. Mas aí fica a seu critério!
Há também a opção do livro impresso por demanda. Você sobe seu livro num site como o Clube de Autores, define uma capa e quando alguém compra o livro eles imprimem e enviam para a casa do leitor. É claro que por ser por demanda o custo acaba sendo um pouco alto, por isso quando eu publiquei meu livro lá, eu optei por não cobrar royalties pra não encarecer ainda mais. O custo de produção de cada exemplar saiu por R$27. Imediatamente pedi um pra mim pois afinal queria ter meu livro em mãos, foi aí que, semanas depois uma editora que viu meu livro neste site entrou em contato comigo. 

O Convite: Publicação Via Editora

Publicando um livro com Editora

Foi tudo muito rápido. No dia 18/05 eu estava numa agencia dos Correios enviando o original para registro e no dia 29/06 recebo e mail da editora dizendo que estavam interessados no meu livro.
Algumas pessoas ficariam super felizes com a proposta, eu fiquei receosa. Então, troquei vários emails com eles, pesquisei, pensei, falei com meus familiares, com meu namorado e decidi assinar o contrato.
Esta editora é relativamente nova, mas em minhas pesquisas pude notar que já está trazendo bons frutos para autores iniciantes. Então, por que não apostar?
A previsão é que o livro saia até o final desse ano, com direito a tarde de autógrafos e tudo mais! Imaginem meu nível de ansiedade!

Divulgação: Propaganda é a alma do negócio

Como divulgar meu livro

Site, página no Facebook, no Skoob, parcerias com blogs de leitura, marca páginas... tudo é valido para tornar seu trabalho conhecido. Quem quer ser lembrado precisa ser visto!
Como estou em fase de publicação com a editora, a versão física não está mais a venda no Clube de Autores, mas por conta dessa divulgação que venho fazendo, muitas pessoas vêm me perguntando quando será o lançamento pela editora. Ou seja, muitas pessoas já sabem que escrevi um livro e estão ansiosas para comprá-lo.
Portanto, é importante dedicar um tempo para isso!

Links Úteis:


Conheça meu Livro: 

Título: A Última Cria do Semideus
Gênero: Romance / Young Adult / Mitologia



Espero que este post tenha ajudado alguém de alguma forma! Lembrando que esta é a minha experiência! Use as dicas que achar útil e compartilhe sua experiência também! Sucesso para nós!

Nenhum comentário

Postar um comentário