Minhas Cervejas Favoritas: O Universo das Fruit Beers

Cervejas frutadas

Quando conheci meu namorado 4 anos atrás, descobri que ele era cervejeiro (atenção para a diferença entre cervejeiro e mestre cervejeiro: o cervejeiro aprecia, o mestre produz!) e eu disse a ele que odiava cerveja e que não entendia como alguém podia gostar de uma bebida tão amarga. Ele disse que na verdade eu gostava, só não conhecia ainda a cerveja certa para o meu paladar.
Eu duvidei, mas mesmo assim fui experimentando as que ele achava que eu ia gostar.

Foram dois anos de "Experimenta essa, acho que vai gostar", "Toma essa outra, é bem gostosa", "Pega essa aqui, é bem fraquinha" e nada de eu encontrar uma que me agradasse. Até que no final de 2013, conheci a Kriek Max. Vi que a breja levava suco de cereja e fiquei curiosa pra conhecer. Experimentei, gostei e tomei duas daquela naquele dia. Então finalmente eu tinha encontrado meu estilo: Fruit Beer! Meu namorado estava certo, eu gostava de cerveja.

Depois disso experimentei outras ainda mais gostosas e resolvi fazer um post pra falar sobre elas e te garantir de que se você acha que não gosta de cerveja, você está errado(a). Portanto, continue lendo o post se quiser saber mais sobre esse estilo.

Há mais cervejas entre o céu e a Terra do que supõe a vossa vã filosofia.
Existe um universo enorme delas por aí e só precisamos explorá-lo para descobrir qual nos agrada.

Eu descobri que as Fuit Beers são meu tipo, mas claro que conheço poucas. Fazendo uma pesquisa superficial antes de escrever este post notei que existem centenas delas e eu conheço por volta de 5 apenas. Mas enfim,vou listar aqui as que conheço e as que mais me agradam!

Cerveja frutada de cereja
Jacobins Kriek Max

Estilo: Fruit Lambic
Álcool (%): 3,2
Origem: Belga

Ela possui 25% de suco de cereja o que a torna bastante doce mas ainda assim tem um leve toque de levedura que te faz lembrar que é uma cerveja (e não um frisante por exemplo). Apresenta uma colocação vermelha vibrante que torna a apresentação muito bonita.


Cerveja de Frutas Vermelhas
Liefmans Fruitisse

Estilo: Fruit Lambic
Álcool (%): 4,2
Origem: Belga

Não estranhe se te servirem esta cerveja com gelo! O próprio rótulo recomenda que ela seja servida "on the rocks". Esta cerveja traz uma combinação de cinco frutas vermelhas e também é bastante refrescante. Possui uma bela apresentação, principalmente se for servida no copo da marca. É doce, mas também não te deixa esquecer que é uma cerveja. O cheiro - acredite - lembra danoninho e uma colega falou que o chopp desta cerveja tem sabor de danone. O site da Liefmans apresenta algumas opções de drinks que você pode fazer com ela. Creio que fiquem ótimos.

Agora vamos às queridinhas

Cerveja frutada de cereja
Lindemans Kriek

Estilo: Fruit Lambic
Álcool (%): 4,0
Origem: Belga

Pois é, mais uma Belga, mas os caras são bons no estilo, fazer o que? Essa daqui apresenta uma colocação mais turva que as outras, a espuma é bastante espessa (apesar de não ser muito persistente) e o sabor, esta sim te faz esquecer que está bebendo cerveja. Ela é muito doce e por isso está entre as que eu mais gosto. Algumas pessoas podem até torcer o nariz pra isso, mas eu gosto demais!


Cerveja Floris Cereja
Floris Kriek

Estilo: Fruit Lambic
Álcool (%): 3,6
Origem: Belga

Assim como a Lindemans é de colocação mais opaca e paladar mais doce. Também é muito indicada para quem não quer sentir nenhum sabor residual de levedura.


Alternativa barata

Cada cerveja que apresentei aqui possui suas linhas com outros sabores. Essas são as que eu conheço! Quero muito experimentar as outras e sem duvidas conhecer outras marcas. Por serem cervejas importadas elas são caras, mas este tipo de bebida é para apreciar e não para tomar em quantidade. Mas, uma cervejinha barata que tem me agradado nos churrascos é a Kaiser Radler.


Kaiser com limão
Kaiser Radler

Estilo: Fruit Beer
Álcool (%): 2,0
Origem: Brasileira

Esta Kaiser é uma Pilsen acrescida de 60% de suco de limão! Pela baixa quantidade de álcool e a grande quantidade de suco, você já deve imaginar que ela tem sabor bastante suave e que é bem refrescante. É o tipo de cerveja pra beber no gargalo. É vista com certo preconceito e eu creio que seja por conta do baixo teor alcoólico e da marca, mas se você não se prende a isso e gosta de bebidas mais adocicadas você deve gostar também.

E vocês? Conhecem alguma dessas cervejas ou alguma cerveja diferente? Se gostarem do post me contem que eu provo outras e venho falar delas aqui!
Até mais pessoal!

Nenhum comentário

Postar um comentário