Por que deixamos de nos vestir bem?

Estilo


A cada casamento ou formatura que vou fico mais impressionada com o desleixo das pessoas para se vestir. 

Até os anos 40 as pessoas se vestiam de social no dia a dia. Foi nos anos 50 que o estilo - principalmente dos jovens - começou a ficar mais despojado. Mas de lá pra cá, algumas pessoas vêm abusando dessa descontração. Muitas empresas já aboliram o uso de roupas sociais no trabalho (o que na minha opinião é bom ruim. Bom porque não precisamos gastar tanta grana com roupa, ruim porque temos cada vez menos chance de nos arrumar pra valer).

Roupas nos anos 40
Os mano e as mina dos anos 40.
No entanto algumas pessoas abusam dessa liberdade usando roupas muito informais, ou muito curtas e decoradas demais (outro dia, no almoço com colegas de trabalho vimos uma mulher com uma roupa tão vulgar - cheia de decotes por todos os lados, super colada e estampada - que pensamos que ela trabalhava numa academia, mas ela estava com o crachá do escritório).

Em eventos mais formais como formaturas e casamentos é que isso fica mais evidente pra mim. No convite pede Esporte Fino, mas parece que as pessoas ignoram completamente a palavra FINO (ou não sabem o que significa).

O que não usar num casamento.
Se for aparecer assim num casamento/formatura, nem vai.
Vemos homens de camiseta e jeans e meninas com vestidos que são ao mesmo tempo: tomara que caia, curto e apertado na cerimônia da IGREJA! Não sou religiosa, não sou sequer batizada, mas isso não significa que posso ignorar as regras do ambiente. Aliás, mesmo que não haja cerimônia na igreja seria interessante se as pessoas se esforçassem minimamente para estarem vestidas de forma adequada à ocasião.

Noiva Chateada
Noiva chateada vendo os convidados tão mal vestidos.
Já fui a um almoço de casamento onde (pasmem) eu e os membros de minha família estávamos mais bem vestidos do que os noivos. A cerimônia na igreja havia sido na noite anterior, para o almoço um pequeno salão foi alugado e decorado, mas não sei exatamente o que aquilo significava para os noivos pois ambos estavam vestidos com roupas de passear no shopping. Obvio que se o casamento é seu você tem o direito de se vestir como quiser, mas seria interessante informar as pessoas o que esperar do evento, como se vestir e etc.

Em contrapartida, quando vou a um show de stand up, sempre me sinto mal arrumada pois as pessoas parecem estar indo a um concerto de música erudita. 

Roupas extravagantes
Indo curtir o show do Sérgio Malandro com a galera.
Enfim, não sei o que houve com nosso modo de se vestir. Na minha opinião devemos ficar atentos às orientações de traje e usar sempre o bom senso. Sinto que esta forma mais descontraída de nos vestirmos, limita as chances que temos de nos vestimos de forma mais elegante. Desperdiçar essas oportunidades pode ser desinteressante e causar má impressão.

Portanto, na próxima festa formal que você for, tente levar em consideração o que se pede no convite. Se não tiver nenhuma roupa apropriada, alugue, pegue emprestado, enfim, mostre que tem bom senso. Aproveite para se arrumar de verdade (sem exageros), tirar bastantes fotos e aumentar a auto-estima!

Espero que tenha curtido este post bem humorado. Se gostou, me fala aqui nos comentários! Até terça!


2 comentários

  1. Realmente, você tocou em um ponto interessante, não sei o que acontece mas, por exemplo, quando eu morava em São Paulo, se eu ia em algum restaurante, shopping, ou algo do tipo, sempre me vestia mais elegante; dependendo do tempo, saía de botas, sobretudo e afins. Porém, depois que me mudei para Santos, sempre tenho vontade de me vestir melhor e vejo que não tenho aonde ir para me vestir com algo que não seja "jeans-camiseta/short-camiseta/vestido", principalmente porque as pessoas com quem saio sempre andam de vestidos floridos e bermudas com camisetas o.O Aí nunca sei se devo me arrumar mesmo assim, ou se eu realmente destoaria muito se me arrumasse melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milly eu sei exatamente como você se sente! Moro em São Vicente e trabalho em Santos e sinto que me faltam oportunidades pra me vestir bem. Mas quando vou ao Mendes assistir algum stand up, as pessoas estão sempre exageradamente arrumadas!

      Excluir