Precisamos parar de demonizar os homens!


"Nenhum homem presta", "homem é tudo igual", "homem é assim mesmo", "homem nenhum respeita mulher", "todo homem trai"... Acho difícil que você nunca tenha ouvido frases como estas. Se você é mulher certamente cresceu ouvindo estes "alertas" que em teoria tem como objetivo te deixar "esperta" ao entrar em um relacionamento heterossexual.

No entanto, ao meu ver, essa demonização do homem é algo bastante nocivo. Ela nos torna mulheres inseguras, pois ao nos relacionarmos com um homem vemos o perigo iminente de sermos passadas para trás. A traição e o desrespeito passa a parecer algo inevitável que irá acontecer mais cedo ou mais tarde, visto que esse é o modus operandi do sexo oposto.


Aliado a isso temos muitas mulheres que aceitam ficar em relacionamentos abusivos por acharem que o abuso físico e psicológico é algo normal. Por acharem que é assim que todos os homens agem.

Mas em vez de sair por aí reproduzindo que todos os homens são seres odiosos, que tal alertar meninas e jovens de que um homem tem que tratá-la com respeito? De que um homem tem que valorizá-la, não inferiorizá-la e nunca fazê-la sentir medo?

Deixando claro que, de fato, não é uma tarefa fácil visto o grande número de seres humanos idiotas no mundo. Lembrando sempre que não se trata de idealizar um ser perfeito, pois isso não existe, mas que trata-se de encontrar alguém que te faça bem e que isso é sim possível!


A maioria das mulheres que replicam este discurso são mulheres que tiveram muitas decepções ou ainda que SÓ tiveram decepções. E isso de fato é triste, mas não é justo condenar outras meninas a comprá-lo. Eu vejo jovens que se identificam como heterossexuais e que nunca namoraram acreditando nestas frases. Como serão os relacionamentos delas?

Não podemos é claro endeusar os homens e nos deixarmos levar pela ilusão de que vai aparecer um salvador que levará embora nossa solidão e problemas. Mas demonizá-los também não é o caminho.


Precisamos ter auto estima para ficarmos bem sozinhas, capacidade de identificar quando um cara não vai nos fazer bem e também sabedoria pra perceber quem vale a nossa confiança. Acredito que dessa forma os relacionamentos tendem a ser mais saudáveis.

Nenhum comentário

Postar um comentário